Muitas pessoas gostam de carros, visitam sites automotivos (como o Revista Motores), leem revistas de carros ou apenas assistem à programas de televisão. Mas nesses meios de comunicação se fala muito os termos hatch, sedã, perua, MPV, entre outros. Muitas pessoas que gostam de carros desconhecem a maioria desses termos. O que significa cada um desses tipos de carroceria? É o que vamos responder em algumas reportagens, divididas em duas ou três partes.
Chevrolet Captiva: SUV médio que tem como compania Hyundai Tucson e Kia Sportage
SUV (Sport Utility Vehicle ou veículo utilitário esportivo): também chamado de crossover, esse tipo de veículo geralmente são grandes peruas (já vamos explicar o que significa o termo "perua") com visual Off Road (aparência de "jipe") e tração 4x2 ou 4x4. Existem SUVs compactos, médios e grandes. São eles: Ford Eco Sport, Chevrolet Tracker, Suzuki Vitara, Chevrolet Blazer, VW Touareg e Tiguan, Jeep Grand Cherokee e Wrangler, SsangYoung Rexton, Porsche Cayenne, Audi Q5 e Q7, BMW X5, Chevrolet Captiva, Mitsubishi Airtrek, Outlander e Pajero, Nissan X-Trail, Murano e Pathfinder, Toyota Land Cruiser Prado e Rav4, Dodge Journey, Hyundai Tucson, VeraCruz e Santa Fe, Kia Sportage e Sorento, Land Rover Defender, Discovery, Freelander e Range Rover, Maserati Quattroporte e Mercedes-Benz ML e GL. Não é certo chamar carros com visual off road de "jipinho". Carros como Volkswagen CrossFox, Ford Fiesta Trail, Fiat Palio e Idea Adventure e Citroën C3 XT-R são apenas uma versão "aventureira" dos veículos normais. São ditos jipes, SUVs ou Crossovers apenas carros todo-terreno.
Carros como a Zafira e seus principais concorrentes são classificados como Minivan
Minivan e Monovolume: Esses dois termos tem a mesma função de distinguir esse tipo de veículo das demais funções. Esses tipos de carros são feitos de apenas um volume e posição de dirigir alta. O que diferencia cada um deles é que monovolume é distinguido aos modelos compactos, e minivan é para os modelos médios. São os monovolumes: Chevrolet Meriva, Fiat Idea, Honda Fit, Nissan Livina, Citroën Picasso e Renault Scénic. São as minivans: Chevrolet Zafira, Citroën Grand Picasso, Renault Grand Scénic e Nissan Grand Livina. Para denominar essas carrocerias como um todo são chamados também MPV (que traduzido essa sigla inglesa significa veículo para multiplas funcões). Há um caso sem solução que é a SpaceFox. Ela é misto de Perua com minivan. Por isso a VW criou uma nova categoria: a SportVan.
GM Camaro e Ford Mustang são coupés ou cupês?
Coupé e cupê: Mas esses dois termos não são a mesma coisa? De certa forma sim, mas há uma coisa que distingue esses dois termos. Coupé são carros que derivam conversíveis de capota metálica (por isso alguns conversíveis são chamados de "CC" - Coupé Conversível). Mas tem conversíveis que não tem configuração coupé. Cupê são carros em que sua variante conversível tem capota de "lona". Assim como os coupés, alguns podem não ter variante conversível. São Coupés: Peugeot 308 RC, Citroën C4 VTR, Honda Civic SI e Accord coupé, Renault Megane, VW Scirocco, Chev rolet Astra e Chevrolet Cobalt. São cupês: Alfa-Romeo Brera, Mitsubishi Eclipse, Nissan 350Z e 370Z, Audi A5, TT e R8, todas as Ferrari e todos os Porsche cupês. Atualmente todos os cupês e coupés tem duas portas. Mas algumas montadoras estão inventando os coupés (ou cupê, não se tem uma definição para essa carroceria) de quatro portas. É o caso do Mercedes CLS, Lamborghini Estoque concept, Porsche Panamera, Aston Martin Rapide e do VW Passat CC.
Multiuso: Como o nome já fala, o termo é destinado à modelos muitas vezes para trabalho. São furgões derivados de carros pequenos e tem teto alto e são os antecesores dos monovolumes e minivans. Mas ultimamente as montadoras que tem esses veículos em suas frotas estão criando versões especiais para esses carrinhos, geralmente aventureiras. Os multiusos são disponíveis em versões furgão e passageiro. São eles: Fiat Doblò, Renault Kangoo, Peugeot Partner, Citroën Berlingo, VW Kombi e Opel Combo Tour.
Golf Variant é Jetta Variant por aqui
Station Wagon: Também chamado de SW ou Perua (ou algumas vezes chamada também de Break) , são modelos derivados geralmente de hatches. São carros que tem o tamanho de um sedã e tem o compromisso de carregar mais carga que esse sedã. Peruas derivadas de hatch geralmente compartilham mais peças de projeto que um monovolume derivado do mesmo. Algumas montadoras criam nomes para distinguir uma nomenclatura de uma montadora para outra. A Chevrolet e Opel usam o termo Caravan. A Volkswagen, Variant, A Renault, Grand Tour e Break e a Fiat Weekend. Às vezes elas dão nome próprio para dar vida própria para a perua (que é o caso da VW Parati). São eles: Volkswagen Parati, Renault Megane Grand Tour ou Break, Chevrolet Corsa Wagon, Opel Astra Caravan, VW Passat Variant, Golf Variant e Jetta Variant, Fiat Palio Weekend, Elba Weekend e Marea Weekend, Peugeot 206 SW, 207 SW, 307 SW, 308 SW e 407 SW, Renault Clio GrandTour ou Break, Toyota Corolla Fielder, Adi A4 Avant, A6 Avant e A8 Avant, Alfa-Romeo 159 SW, Chrysler 300C Touring e Citroën C5 Break.
Eis o Palio sedã, o Siena
Sedã ou sedan? Tanto faz. Os dois termos estão certos. Não distinguem nada. São também chamados de três-volumes (conte comigo: Cofre do motor + cabine + bagagem avantajada). Geralmente os sedãs são derivados de hatches. Casos raríssimos que o sedã tenha originalizado um hatch, que é o caso do Vectra e do Corolla. Há casos em que a montadora cria um sedã a partir do hatch e acrescenta o nome sedã junto com o nome do hatch (ex.: VW Polo Sedã), ou cria um sedã e coloca nome próprio (ex.: Fiat Siena, que é um sedã do Palio). São eles: Chevrolet Prisma, Corsa Sedã, Astra Sedã e Vectra, Volkswagen Voyage, Polo Classic, Passat, Jetta e Bora, Toyota Corolla, Honda Civic, Citroën C4 Pallas, Fiat Siena, Marea e Linea, Ford Fiesta Sedã e Focus Sedã, Nissan Sentra, Peugeot 207 Sedã, 307 Sedã e 407 Sedã, Renault Clio Sedã e Megane, Chevrolet Omega, Chrysler 300C e Ford Fusion.
Volkswagen Golf é o hatch mais desejado do mundo
Hatch: Antigamente era denominado hatchback, agora é só hatch, para dar lugar para mais textos. Hatch são carros urbanos que tem pouco lugar para bagagem. São modelos de dois volumes (cofre do motor+cabine) que geralmente são os carros-chefe das montadoras. São eles: Fiat Palio, Stilo, Bravo,Mille Fire, 500 e Punto, GM Celta, Corsa, Astra e Vectra GT, Ford Fiesta Hatch, Focus hatch e Ka, Audi A3, Citroën C3 e C4, Peugeot 207, 307 e 308, Renault Clio e Megane e Volkswagen Fox, Gol, Golf, e Polo.A Chevrolet Montana deriva do Corsa feito desde 2002
Picape: as modelos pequenas são derivadas de carros compactos. As médias e grandes são feitas em chassi próprio. São as compactas: GM Montana, VW Saveiro, Fiat Strada, Ford Courier, Renault Logan PickUp, e Peugeot 207 picape. São as médias: Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, VW Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier e Navara.Volkswagen New Beetle: ele é um hatch ou sedã?
Casos sem solução: o Volkswagen New Beetle é o percursor do Fusca. O Fusca, na época em que foi fabricado era chamado de sedã (porque naquela época se deu esse nome para denominar o projeto do carro). Mas hoje, classificamos o Fusca como um hatch. Então seu sucessor (bem) mais moderno também é hatch. O Chrysler PT Cruiser é um hatch ao estilo VW Fox: é grande por fora e modular por dentro. Na primeira geração do Fit, havia confusão ao classificá-lo. Não sabia se era hatch ou monovolume; na nova geração o carro entregou o jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:
-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.