domingo, 29 de março de 2009

Vectra está na temporada StockCar 2009!

Casca do Vectra 2010 estará nos modelos da Stockcar nesta temporada
Fonte: StockCar

A Copa Nextel Stock Car estará de ‘roupa nova’ em 2009. Principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car prepara-se para uma temporada ainda mais emocionante. Uma das atrações será o novo carro, que substituirá o atual projeto com nove anos de existência. Segurança, evolução tecnológica, custos baixos de manutenção e design moderno são as premissas do projeto desenvolvido pelos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições, que promete tornar ainda mais forte a categoria. No ano que vem, a Copa terá 16 equipes e grid com 32 carros.


O carro foi uma das atrações da apresentação do plano comercial da Vicar e da TV Globo para a próxima temporada, realizado na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, e que contou com a presença de patrocinadores, apoiadores, imprensa e dos pilotos Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Felipe Maluhy, Popó Bueno, Átila Abreu, Nonô Figueiredo, Alan Khodair e Paulo Gomes. O evento também serviu para homenagear um dos maiores nomes da categoria: o supercampeão Ingo Hoffmann, vencedor de 12 edições da competição, e que no ano que vem deixará de competir na Copa Nextel Stock Car. Por isso, o modelo 2009 leva o nome e o número 17 do “Alemão”, sem dúvida um dos responsáveis pelo crescimento da Stock Car.

“O modelo atual é bastante seguro e competitivo, mas precisávamos de um carro mais moderno e que acompanhasse o crescimento da categoria”, explica Carlos Col, diretor presidente da Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car. “O novo carro será ainda mais seguro, apresenta uma série de evoluções tecnológicas e design moderno com equalização da aerodinâmica. Além disso, buscamos a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes. Com certeza, teremos mais emoção nas provas da temporada 2009”, completa.


No que diz respeito à tecnologia, o carro utiliza o que há de mais moderno no mundo em termos de materiais e conceito. Além da utilização de materiais nobres, como fibra de carbono, magnésio e alumínio, que tornam o carro mais leve e ao mesmo tempo mais resistente, há ainda o câmbio XTrac, posicionado na parte traseira (como acontece nos monopostos) e as rodas OZ de cubo rápido mais leves. Tudo isso resultou em 50 quilos a menos no peso em relação ao carro atual.
Apesar da evolução tecnológica, outro ponto trabalhado foi justamente a redução do custo de manutenção. Para isso, o carro apresenta suas partes, traseira e dianteira, em peças únicas facilitando o manuseio e manutenção, padronização das peças e versatilidade dos componentes, como as mangas de eixos que servem as quatro rodas e o triângulos dianteiros e traseiros que são intercambiáveis entre si.
Modelo: JL G-09Chassis tubular: tubos de molibdênio sem costuraCarroceria: FibraAcabamento interno: Fibra de carbonoRodas: OZ Racing (Itália)Câmbio: 6 Marchas X Track (Inglaterra)Diferencial: XTrack (Inglaterra)Pinças de freio: Ap Racing (Inglaterra)Disco de freio: FremaxPastilha: EcopadsMotor: 480 HpTorque: 63 kgf/mPneus: radial da marca Goodyear com 25.5 x 10.5 – R-18 polegadas, desenvolvido no Centro Tecnológico da Goodyear em Akron, Estados Unidos.
A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.