sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Salão de São Paulo: Seat poderá voltar ao Brasil


A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou na manhã desta quarta-feira (22) a programação oficial do Salão do Automóvel de São Paulo para a imprensa. E no segundo dia de atividades (28 de outubro), uma surpresa: no horário reservado à Volkswagen (cada marca tem direito a 30 minutos para expor seus planos aos jornalistas), consta também mais meia hora agendada para a Seat, fábrica espanhola pertencente ao grupo alemão.

A volta da montadora latina já é dada como certa pelo mercado, mas a Volks não confirma oficialmente se e quando isso ocorrerá. Ao que tudo indica, a reserva de um horário no maior evento da indústria automobilística nacional deverá servir para confirmar oficialmente a volta da Seat ao cenário brasileiro – entre os anos 90 e início desta década, a marca vendeu no Brasil o hatch Ibiza e o sedã Córdoba, ambos importados da Argentina.

O primeiro carro a ser vendido tende a ser a nova geração do Ibiza, que utiliza a plataforma PQ25, a mais moderna do grupo para modelos compactos. Essa base, inclusive, empresa coluna de direção e suspensão dianteira para o novo Gol e o Voyage, que utilizam a base PQ24, mesma de Polo e Fox.

O hatch tem 4,05 m de comprimento (8 cm a mais que o anterior) e porta-malas de 292 litros, 25 litros superior ao do antecessor. As opções de motor a gasolina à disposição na Europa são três: 1.2 l de 3 cilindros e 71 cv, 1.4 l de 4 cilindros e 86 cv e 1.6 l, também de 4 cilindros, com 104 cv. Todos têm câmbio manual de 5 marchas, mas a Seat também tem na gama a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG com 7 velocidades.

Ainda não se sabe se os carros serão importados do México, aproveitando o acordo de isenção de impostos entre o país norte-americano e o Brasil, ou até mesmo fabricados no país, hipótese que faria parte dos planos de expansão da marca espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.