sábado, 25 de outubro de 2008

Salão de São Paulo: o Fox da Chevrolet está chegando

A Chevrolet apresentou na tarde de hoje para a mídia especializada brasileira o conceito GPiX, veículo que antecipa os primeiros traços de uma nova família de modelos que se posicionará entre o Corsa e o Astra, como antecipou para o Carro Online o presidente da Chevrolet, Jaime Ardila. Ainda segundo o executivo, “o modelo definitivo utilizará o motor 1.4 flexível e será lançado dentro de dois anos”. Soma-se a isso a renovação completa da gama de veículos da marca, com a chegada de 20 novos modelos até 2012.
Como “o design será um dos grandes chamarizes da marca para conquistar clientes no futuro”, de acordo com Ed Welburn, responsável pelo departamento de design da montadora no mundo e também presente no encontro, a GM julgou necessário criar um “DNA global”, por isso seus modelos, inclusive os já comercializados no Brasil, ganharão a nova frente com o logotipo da montadora como já observamos na linha Meriva 2009.
Por isso, exceto pelo novo Camaro, todos os veículos da GM no mundo ostentarão a mesma grade apresentada em modelos como o GPiX. Aliás, o próprio nome deste protótipo já é uma menção a esses novos tempos: o “G” vem de global e “Pix” é a abreviatura da palavra em inglês “picture”, ou seja, a junção de ambas exemplifica a nova “imagem global”, que a fabricante quer transmitir.
Apresentado como um “crossover cupê”, o GPiX inaugura uma nova plataforma – que, segundo apuramos, deverá manter esse nome – e foi totalmente desenvolvido pela equipe da Chevrolet no Brasil para “o desenvolvimento de vários modelos a partir desta arquitetura”, como adiantou a montadora. Imponente, o GPiX mostrado para nós na própria sede da empresa em São Caetano do Sul, SP, tinha altura elevada do solo e carroceria com três portas. Com relação ao design, além da já citada ênfase na identidade visual, o GPiX possui faróis que invadem os pára-lamas de uma forma ascendente e, em conjunto com alguns vincos nas laterais promovem uma sensação de “energia visual”, ou seja, fluidez nas linhas, como explicou a equipe de design da Chevrolet.
Na parte traseira, a montadora inaugura um novo conceito para a junção das lanternas com a lateral, trata-se do “Flying sail”, ou “vela em movimento”, enfatizando a suavidade do conjunto, como a vela de um navio em movimento. A montadora não informou detalhes técnicos do GPiX, mas ele é um carro compacto, com um comprimento total que não deve extrapolar muito a casa dos 4 metros. Desenvolvido com carinho pela Chevrolet, ao que tudo indica esse futuro modelo, que chegará por volta de 2010, terá condições para rivalizar com Volkswagen Fox, Citroën C3 e, em versões de acabamento superior, com Fiat Punto e Volkswagen Polo. E o resultado final tem tudo para agradar.
Crise

Após a apresentação do GPiX, o portal Carro Online teve a oportunidade de realizar um rápido bate-papo com Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil. O responsável pela montadora em nosso país destacou que, com a crise no mercado norte-americano, as operações da GM no Brasil ganharam “atenção máxima” da matriz norte-americana, como uma tentativa de compensar os resultados nada animadores por lá.
Ardila comentou que a montadora não irá antecipar ou cancelar lançamentos no Brasil, informando que o cronograma seguirá como foi estabelecido. O que poderá ocorrer é “um ajuste de estoque”, com uma possível redução na quantidade de unidades fabricadas. Além disso, o executivo fez questão de frizar que a Chevrolet “está comprometida com o futuro da indústria brasileira”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.