quarta-feira, 29 de abril de 2009

Montadora alemâ intimida designer!


É com indignação que eu faço essa reportagem. O blog Irmão do Decio, conhecido por suas ótimas projeções e reeleituras, é atualizado pelo meu amigo Eduardo Oliveira. Ele comunicou em seu blog que uma montadora de origem alemã (em respeito ao seu blog, não falarei o nome) lançou um processo em cima dele. Ou melhor, de suas reeleituras. Segundo o Edu, a montadora fez um processo alegando o uso mal intencionado de sua imagem. Leia o que aconteceu com o meu amigo:
"Foi com profunda tristeza e indignação que li o conteúdo das 25 páginas impressas de uma notificação extra-judicial feita pelo departamento jurídico de uma montadora de origem alemã, na qual não citarei o nome, me acusando de uso indevido de sua marca e impondo a retirada imediata dos trabalhos deste blog, os quais fazem referência aos produtos da marca em questão, sob pena de processo. Correspondência essa timbrada com os nomes de um “exército” de advogados alemães e brasileiros.Apenas um simples telefonema ou um e-mail seria o suficiente para resolver a questão, e não desta forma burocrática e truculenta a que fui exposto e com tudo isso ainda mencionaram que isso seria uma solução amigável, imaginem se não fosse.O mais interessante é que por várias vezes tentei submeter meus trabalhos a avaliação desta montadora mas nunca obtive um canal de comunicação ou sequer uma resposta aos meus emails. Achava que as montadoras fossem mais liberais e receptivas quanto a novas idéias e trabalhos de admiradores, porém cheguei a decepcionante conclusão que o único intuito das montadoras é o lucro e não a paixão por automóveis.Esclareço ainda que meus trabalhos na área de desenhos automotivos são de natureza artística, sem conotação comercial, e que de forma alguma são depreciativos a montadora, e sim uma homenagem a marca e a seus modelos clássicos que se imortalizaram na memória dos brasileiros, da qual eu era admirador.Outrossim já informei nesta data a montadora por meio de carta registrada que, já retirei todas as imagens e quaisquer referências da marca em questão, porém não posso me responsabilizar por outros veículos de comunicação que entendem o objetivo do blog e admiram o meu trabalho e eventualmente publicam alguns deles.Além disso também pretendo banir a marca em minha própria garagem."
A montadora se retratou e liberou novamente os desenhos do Eduardo Oliveira. A montadora argumenta que a notificação foi enviada indevidamente ao designer.
E é assim né, caros leitores. Finalmente a montadora mostra a sua cara. Edu, estamos contigo. Pode contar com a gente. Sempre! Tu é o nosso bruxo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.