domingo, 19 de abril de 2009

As novas picapinhas vêm aî

De reestilizações à modelos inéditos, a lista de lançamentos que virão nos próximos anos, nosegmento de picapes leves

Ford Courier: A picape derivada do Fiesta Street está há mais de uma década no mercado. E precisa urgente de uma atualização no seu estilo. Ela viu com a mesma cara de hoje a GM substituir a Picape Corsa ser substituída pela Montana, todas as gerações da Saveiro e da Strada. Agora a Ford cansou de ficar vendo sua picape segurando a lanterna. Ela vai criar uma novíssima geração para viver toda a próxima década sem atualizações.A nova picape está sendo estudada na plataforma do novo Ka (portanto, a nova Courier não trocaria a plataforma) e em cima do Eco Sport. A nova picape estará em nossas ruas em 2010.


Fiat Strada: A picapinha da Fiat anda muito bem no mercado. E, por isso, a Fiat tem grandes planos para ela. A montadora prepara uma nova versão básica da Fire, a Working. Ela virá com a frente antiga do Palio e o mesmo motor Fire 1.4 da Strada Fire. Essa nova versão virá já no fim desse mês. Depois, para Junho a Fiat planeja o lançamento da Strada cabine dupla. A picape virá com cabine maior, opção para quatro ocupantes (apesar do banco traseiro ser inteiriço) e caçamba menor. E, claro, com preço superior ao dos concorrentes (aliás, a Strada CD não terá concorrentes no mercado.)


Chevrolet Montana: A picape mais bonita do mercado terá um futuro incerto no Brasil. Ela será substituida por duas picapes. Explico: A GM prepara uma picape baseada no Viva, que substituirá a versão mais cara da picape (1.8), e a picape Viva manterá seu nome. A nova Montana terá o motor 1.4 também, mas não substituirá o carro atual. Ficará como opção de entrada para as picapes na GM, completamente voltada para o trabalho. Possivelmente a GM lance um Prisma Picape, para ser substituta da Montana Conquest. Então, a Montaninha atual serã descontinuada de fabricação (que deve ocorrer até o final do ano).



Chevrolet Celta Picape: A montadora anunciou investimentos para a unidade de Gravataí (RS), mas se calou sobre o que vão fazer por lá. Rumores dentro da fábrica falam sobre um sport utility nos moldes do Prisma Y apresentado no Anhembi em 2006. Mas também para uma picapinha voltada para o trabalho. Se pender para a picape, ela terá muitas peças em comum ao do Celta, mais que o SUV.


Renault Logan/Sandero Picape: A Renault vai lançar uma picape na plataformma B0, a mesma que equipa o Logan e o Sandero. A picape à ser fabricada no complexo Ayrton Senna poderá não ter o mesmo design da pocape Romena, e sim parecida com o Sandero. Poderá vir até o fim do ano.


Peugeot 207 GRD: Outra montadora francesa que irá ingressar no segmento das picapes leves. Segundo o site Auto Esporte, a nova picape vai levar o sobrenome GRD usado no seu antecessor 504 GRD. A picape terá um design "aventureiro". Uma versão mais em conta, voltada para o trabalho, será lançada, mas mais para frente. A 207 GRD Escapade será lançada até o fim do ano.


Citroën C3 "Picapè": Modelo inédito para o Mercosul, é um dos modelos mais bem guardados pela marca. Embora a Citroën não confirme, a montadora prepara uma versão utilitária para o hatch premium C3. Não há muitos detálhes sobre o projeto, mas sabe-se que esse utilitário virá na próxima geração do modelo. Também não há uma data de lançamento prévia para o modelo. Portanto, não espere por essa picape para antes de 2012.


Volkswagen Saveiro: A montadora alemã está cansada de assistir o sucesso da Strada sem fazer nada. A novíssima Saveiro virá já em julho deste ano e promete acabar com o sucesso de sua concorrente. E, para conter o sucesso da Strada, a Volkswagen vai usar do mesmo "veneno" da concorrente: Versões de cabine simples e estendida e versões para trabalho e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.