quinta-feira, 5 de março de 2009

Lançamento: Volkswagen Polo E-Flex

Polo inaugura nova tecnologia que abandona o tanquinho de gasolina nas partidas à frio. Novidade sai da loja por R$ 47.490
Fonte: Auto Esporte
Depois de inaugurar a saga dos carros flex no Brasil, a Volkswagen novamente inova no conceito de combustível. A montadora acaba de lançar no mercado nacional o sistema E-Flex. Usado primeiramente no Polo, o sistema abandona o tanque de gasolina de partida à frio. Com essa tecnologia, o motor não precisa da gasolina nas partidas à frio.
O hatch ganhou uma nova luz indicadora no painel de instrumentos que informa quando o motor alcançou a temperatura ideal para dar a partida. Se a temperatura ambiente for de 5ºC negativos, o sistema levará 12 segundos para aquecer o álcool — tempo que cai para dois segundos a 14ºC, temperatura média do inverno no Brasil. Outra coisa que muda no Polo é a ignição, que passa a contar com um sistema de partida assistida. Com ele, ao girar a chave no contato o carro não liga, mas o sistema de aquecimento do combustível já começa a funcionar. Após a luz indicativa do painel apagar, basta pisar no pedal da embreagem para que o motor do carro comece a girar.

Desenvolvido pela Volkswagen em parceria com a Bosch, o sistema Flex Start é inovador por abandonar a necessidade de um tanque reserva de gasolina para ajudar a ignição do motor em dias frios quando carro está abastecido apenas com álcool. A dificuldade em fazer uma queima eficiente do etanol com o motor frio sempre acarretou em demora para dar a partida e queda de eficiência nos primeiros quilômetros rodados sem a ajuda de gasolina para a partida inicial.O novo sistema alia o uso de uma central eletrônica já existente em motores flex (ECU) com uma nova unidade de controle de aquecimento (HCU), que medem a temperatura ambiente e da água no sistema de arrefecimento para definir a temperautra necessária a ser alcançada pelo sistema. O que garante o aquecimento do combustível são quatro elementos de aço inox montados na galeria de combustível, próximos aos bicos injetores. "Este posicionamento garante uma otimização do sistema de distribuição do combustível, colocando o carro em condições ideais de dirigibilidade em até 120 segundos, nos climas mais frios", declara João Alvarez, gerente executivo de powertrain da VW.
Os bicos injetores também foram reformulados, trocando a saída de 7 furos por uma nova de 10 furos de formato diferenciado, garantia de maior dispersão do álcool na câmara. Segundo a marca, o HCU tem vida útil de pelo menos 10 anos e os elementos de aquecimento podem sem trocados individualmente.
O sistema de partida assistida foi adotado em exemplo de carros já vendidos nos Estados Unidos. Nele, o pedal de embreagem passa a contar com um sensor de fim de curso que, ao ser acionado, dá a partida no motor. "Isso garante maior segurança, evitando que o motorista saia sem querer com o sistema de ignição ainda sendo acionado, o que poderia causar algum acidente", esclarece Alvarez.

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