sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Roda solta do Stilo: caso resolvido??

Há alguns meses atrás houve um caso inusitado: as rodas do Fiat Stilo se soltava "sozinha".
Agora a Fiat pediu um laudo à Inmetro para uma revisão de alguma falha no carro. Bom, vejamos o que o site Vrum (www.vrum.com.br) disse sobre o caso:

"Laudo do Inmetro, feito a pedido da Fiat Automóveis, para análise de possível falha no Stilo, foi protocolado no último dia 18/09, no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), e encaminhado ao Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumidor (Gepac) para apreciação. Há mais de três meses (processo administrativo foi instaurado em 27 de junho), o DPDC analisa denúncias de consumidores - publicadas pelo caderno de Veículos do jornal Estado de Minas e pelo Portal Vrum a partir de 28 de maio -, que sofreram acidentes com o Fiat Stilo, em decorrência de provável soltura da roda traseira. A Fiat afirma que análises já foram feitas e que não há defeito no veículo, sendo que a roda quebra depois que o carro bate. Os consumidores, no entanto, garantem que perderam o controle subitamente do veículo, depois que a roda traseira (em alguns casos a esquerda, em outros a direita) se soltou. Chama a atenção o fato de em nenhum dos acidentes haver outro veículo envolvido e a maneira como os motoristas perdem o controle do automóvel, que roda na pista antes de parar no acostamento ou, em alguns casos, capotar. Até o momento, chegaram ao conhecimento da nossa equipe 19 acidentes, com pelo menos quatro mortes."



Os Laudos


"Dois laudos contratados por proprietários de Fiat Stilo, que teriam sofrido acidente em decorrência de soltura da roda traseira, ficaram prontos. Um deles diz respeito a acidente ocorrido na Rodovia Washington Luiz, no estado de São Paulo, em fevereiro deste ano. O documento é assinado pelo engenheiro Roberto Wellington de Sousa Moura, que concluiu ter sido o capotamento do carro decorrente de "ruptura do berço do cubo direito do eixo traseiro do veículo". Segundo o laudo, a ruptura teria sido decorrente de "fadiga prematura do material, por motivo que não foi possível precisar". No entanto, foi constatado um comportamento mecânico irregular da peça, sugerindo vício de fabricação do produto."

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