sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Paris Mondial de L´Automobile 2008

Na maioria dos estandes em que se passa pelo Salão de Paris, o que mais chama atenção são os carros adesivados. Isso mesmo: seja ele um modelo já conhecido, um lançamento ou um protótipo, inscrições como Eco, Hybrid, CO2/km ou Eletric são comuns. E sabe o porquê dos adesivos? A principal atração desses modelos não está em seu visual, no luxo ou em sua categoria (encontram-se essas inscrições em veículos de pequeno porte a SUVs). O atrativo está escondido sob a carroceria do automóvel – e este é o motivo de colocar os adesivos para mostrar o que ele tem de diferente. E mais: esse será o transporte de um futuro que começa agora.

Se alguém pensa que um motor que produz mais de 120 cv de potência e é movido com propulsor híbrido (que utiliza combustível para movimentar um gerador e sua eletricidade gerada para colocar o carro em movimento) é coisa para daqui a cinco anos, engana-se. Nas ruas de Paris mesmo já se pode ver modelos desse tipo rodando, principalmente táxis, com a maior eficiência. E a tendência é que o aprimoramento da tecnologia torne esses veículos ainda mais acessíveis e comuns a partir de agora.

Conversando com Frank Weber, executivo global da linha de veículos da General Motors e responsável pelo desenvolvimento do modelo Chevrolet Volt – umas das vedetes do salão –, ele afirma que o aperfeiçoamento desse tipo de tecnologia está passando por avanços a cada dia, tamanha a demanda pelo tipo de combustível elétrico. “Já podemos ver muitas tecnologias utilizando a eletricidade como combustível e a cada momento a indústria vai melhorar a sua aplicação. Poder conectar um carro à rede elétrica para abastecer, como é a proposta do Chevrolet Volt, não está longe de virar realidade nas ruas em pouquíssimo tempo”, comenta o executivo.

Há também aqueles tipos alternativos de combustível, como o hidrogênio (que faz funcionar o motor do Honda FCX Clarity, modelo que terá sua comercialização iniciada a partir de 2009), que também contribuem para uma ação mais ecológica. Um dos fatores determinantes que ajudam no desenvolvimento rápido desse tipo de tecnologia é que elas ajudam o meio ambiente. A baixa emissão de poluentes nesses casos é ainda menor do que a de automóveis movidos exclusivamente a petróleo e que contém aperfeiçoamentos para atender às rígidas leis contra a poluição de órgãos europeus. E o mais importante, e que pôde ser visto na mostra, é que as pessoas estão mesmo interessadas em adquirir veículos ecológicos. Na Europa, é moda ser “verde” ou “azul”. Afinal, carro deixou de ser há muito tempo apenas uma forma de locomoção. Passou a ser parte integrante de nosso mundo, interferindo em nosso dia-a-dia, seja no trânsito, seja na qualidade do ar que respiramos.

Confira alguns dos carros ecológicos híbridos ou movidos a combustível alternativo que estão no Salão de Paris 2008:

Cadillac Escalade 2 Mode Hybrid
Chevrolet Volt
Citroën Hypnos
Citroën C4 WRC (competição: Mundial de Rali)
Honda FCX Clarity
Honda Concept-Car
Honda CR-Z
KIA AM Hybrid II
Kia Cee´d Hybrid
Land Rover Freelander 2 microhíbrido
Lexus LF-XH
Mercedes-Benz Concept Fascination
Mercedes-Benz Classe S 400 Bluehybrid
Mitsubishi I Miev
Peugeot RC Concept Car
Peugeot 908 (competição: Le Mans Series)
Pinninfarina-Bollore Vehículo Eléctrico
Renault Z61
Renault Z21
Smart ED
Smart Fortwo MHD
Volvo C30 ReCharge Concept


Fonte e fotos: http://carroonline.terra.com.br//index.asp?codc=1766


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.