sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Lançamento: Fiat Linea

Depois de percorrer 1 500 000 km em testes, construir 100 protótipos, investir 250 milhões de euros e até mesmo garantir uma participação cinematográfica no filme Ensaio sobre a Cegueira, a Fiat dá (grandes) sinais de que também tem bala na agulha para disputar mercado no segmento de sedãs médios. Na última quarta-feira (17) você já conferiu os preços, versões e conteúdos de série das quatro versões do Linea e nesta quinta-feira (18) confere nossa avaliação com o modelo.

Para provar as qualidades do Linea e repassá-las aos nossos leitores – que apontaram recentemente em nossa enquete o
Linea como destaque para o Salão do Automóvel de São Paulo –, o Carro Online optou por rodar com os modelos 1.9 16V Dualogic, que será responsável pela maior parte do mix de vendas, e a top de linha T-Jet, que reúne todo o aparato tecnológico que a montadora embarca no veículo e é equipado com o propulsor 1.4 l 16V sobrealimentado com turbo.

Ao Volante

Decidimos começar com o Linea T-Jet, avaliando-o por um percurso de 35 km nos arredores de São Paulo. Apesar das mudanças estruturais, o Linea herda a boa posição de dirigir do Punto. Os bancos dianteiros com formato anatômico parecem um pouco mais largos do que os encontrados no hatch e acomodam, tanto o motorista como o passageiro, de uma forma muito agradável. Ignição acionada, é hora de afivelar os cintos e acelerar a novidade. Aliás, acelerar o Linea T-Jet é muito divertido. No centro do painel de instrumentos, fica exposto um gráfico que mostra ao motorista o quanto a turbina está sendo exigida. Por volta das 2 250 rpm a peça entra em funcionamento e, para se ter uma idéia, confere ao carro um desempenho bem próximo de veículos com blocos de 1.8 l ou até mesmo 2.0 l.

A Fiat divulga que o Linea T-Jet é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8s5 e atingir 203 km/h de velocidade máxima. A grande vantagem desse conjunto motriz é conciliar bom desempenho com baixo consumo de combustível, no caso, 11,96 km/l na cidade e 15,91 km/l na estrada, ainda de acordo com a fabricante. Com rodas de 17” calçadas em pneus 205/50 R17, a versão mais cara do Linea conta com um conjunto de suspensão firme, a qual não o permite inclinar muito em curvas e mesmo assim oferece uma boa dose de conforto no trânsito.

Trocando de “cockpit”, assumimos o controle daquele que será a menina dos olhos dentro da gama Linea: o 1.9 16V Dualogic. E, para quem está acostumado com o câmbio automatizado do Stilo terá uma grata surpresa. A transmissão passou por um processo de calibração específico para o motor, que resultou em trocas de marcha mais suaves, sem alguns trancos observados no hatch médio. Outro item que ajuda é o torque elevado do motor, de 18,6 kgfm a 4 500 rpm com álcool.

Podemos dizer que o desempenho do Linea 1.9 16V Dualogic é honesto e está na média do segmento. No trânsito urbano, as acelerações são feitas com determinação, por assim dizer, e, em percurso rodoviário, o carro retoma rapidamente velocidade e proporciona ultrapassagens seguras. As características de suspensão são equivalentes às do T-Jet, mas ele conta com rodas 15” e pneus 195/65 R15.

A bordo dos dois veículos tivemos nosso caminho orientado pelo novo Blue&Me Nav, o qual desempenhou bem seu papel, fornecendo as indicações de direção através dos alto-falantes do veículo e por meio de pictogramas no painel. O recálculo da rota é rápido e a inclusão dos dados por comando de voz é realizado de modo intuitivo e fácil de usar. Porém, a falta de um mapa com a posição do veículo, como nos navegadores vendidos hoje no mercado, é sentida principalmente quando algumas saídas de uma rodovia, por exemplo, estão muito perto umas das outras, o que pode confundir o condutor.

Interatividade

Seguindo a novidade introduzida pelo Carro Online, abrimos espaço para que nossos internautas enviassem suas perguntas e sugestões sobre o lançamento. Como alguns assuntos foram recorrentes, dividimos os questionamentos em dois tópicos: preço e equipamentos. Confira abaixo as respostas fornecidas por Adriano Resende, supervisor de marketing da Fiat.

Muito caro. R$ 60 900? Era carro pra custar R$ 52 000, R$ 55 000. Tudo bem que já vem com airbag e abs, mas R$ 60.000 é demais. O Focus Sedan entrega muito mais pelo mesmo preço. (Victor)

Irreal o preço, o Linea tinha que ser mais barato que os concorrentes para se justificar.A Fiat vai ter que fazer muita promoção pra conseguir vender bem. (Felipe)

Quem vai comprar por R$ 60 000? Tem Mégane por R$ 52 000, Vectra por R$ 54 000 e 307 Sedan por R$ 57 000 com teto-solar. (Arnoldo)

Adriano Resende – Primeiramente, nós gostaríamos de convidar a todo público interessado em comprar um sedã médio para que visite as concessionárias da marca e conheça o novo Linea, se aproxime do carro, e conheça o seu habitáculo e a tecnologia do veículo, dentre outras coisas. Nós temos como principais concorrentes o Chevrolet Vectra, Honda Civic e Toyota Corolla e sabemos que a versão de entrada, por R$ 60 900, entrega itens de série a mais do que esses veículos. Basta comparar. Quanto ao questionamento do Arnoldo, vale ressaltar que o Renault Mégane nesse valor, por exemplo, não conta com trio elétrico, faróis de neblina, CD com MP3 e comandos no volante e rodas de liga leve, além de ser um veículo que dificilmente existirá nas lojas.

Faltaram mais air bags de série, motor turbo flex, designação correta do motor 1.9, faróis de xenon direcionais com regulagem automática, porta-copos mais adequados, ar de dupla zona de temperatura, ESP, Controle de Tração, teto solar, porta-luvas refrigerado, câmbio de 6 marchas ou CVT, aletas atrás do volante e menor consumo. O que a Fiat tem a dizer? (Claudio)

Adriano Resende – Na elaboração do Linea fizemos questão de manter o foco nas reais necessidades dos consumidores de sedãs médios apontadas em nossas clínicas com consumidores. A partir daí constatamos que freio a disco nas quatro rodas, por exemplo, é um equipamento muito valorizado por esse público e o colocamos de série no carro. As rodas de liga leve são outro exemplo. Na pergunta do Claudio, os faróis com xenon, dentre outros acessórios, não foram apontados como prioridade, por isso não estão inclusos no Linea. Porém, como estamos acompanhando freqüentemente os nossos produtos e realizando clínicas com consumidores, nós estaremos sempre atentos em suprir as necessidades do mercado.
CONFIRA ABAIXO AS FICHAS TÉCNICAS DOS MODELOS
FIAT LINEA 1.9 16V
Motor/Cilindrada
1.9 l 16V - 1 838,6 cm³
Potência
132 cv (a) e 130 cv (g) a 5 750 rpm
Torque
18,6 kgfm (a) e 18,1 kgfm (g) a 4 500 rpm
Consumo (cidade/estrada)
11,5 km/l (g) e 8,1 km/l (a) / 15,6 km/l (g) e 10,7 km/l (a)
Peso
1 315 kg
Comprimento
4 560 mm
Largura
1 730 mm
Altura
1 505 mm
Porta-malas
500 litros
Entreeixos
2 603 mm
Preço
de R$ 60 900 (1.9 16V) até R$ 68 640 (Absolute)

FIAT LINEA T-JET
Motor/Cilindrada
1.4 l 16V - 1 368 cm³
Potência
152 cv (g) a 5 500 rpm
Torque
21,1 kgfm entre 2 250 e 4 500 rpm
Consumo (cidade /estrada)
11,96 km/l / 15,91 km/l
Peso
1 305 kg
Comprimento
4 560 mm
Largura
1 730 mm
Altura
1 505 mm
Entreeixos
2 603 mm
Porta-malas
500 litros
Preço
R$ 78 900

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