terça-feira, 30 de junho de 2009

Lançamento: Fiat Strada CD Adventure Locker

A Fiat está lançando nessa semana a versão de quatro lugares da Strada Adventure. O modelo confirma o que o blog Revista Motores havia antecipado meses atrás.
Como antecipado por nós, as alterações estilísticas se limitam apenas a adoção da janelinha lateral. Os moldes estilísticos (como os apretechos Off Road) são exatamente iguais ao modelo de cabine estendida, bem como o santantonio, portas, dianteira, traseira e o interior. As alterações profundas se limitam à plataforma e à caçamba. O interior recebeu mais dois bancos, mas não espere por um espaço encontrado nos irmãos da família (Palio e cia), pois na Strada CD o espaço para pernas e cabeça fica comprometido, embora a marca afirme que o carro comporte bem até quatro adultos de 1,70 m. Enquanto no Palio (hatch e Weekend) e no Siena os bancos traseiros ficam quase em cima do eixo traseiro, na Strada os bancos ficam quase colados nos bancos dianteiros. Ou seja, você vai se imaginar estar sentado em um assento de um ônibus, onde você tem que encolher bem os joelhos e mesmo assim fica encostando os joelhos (ou as canelas) no acento da frente.

O painel é exatamente igual ao da Strada normal, que é o mesmo da Palio Adventure. Ou seja, o motorista estará privilegiado com o espaço para as pernas, onde ele é obrigado à esticar as pernas (ao contrário dos bancos traseiros, onde as pernas não podem "respirar"). Os acessórios como bússola e inclinômetros lateral e vertical estão no carro. O desenho do painel também reforça a sensação estradeira transmitida pelo exterior, mas o acabamento é pobre, com plástico que não aparenta qualidade e encaixes com distâncias desiguais.
Com a adoção de alguns centímetros de cabine, a caçamba ficou comprometida. Ela comporta 580 l (até a borda) e ainda conta com tampa removível com chave, o que facilita a carga e descarga. É seguro dizer que um fã de picapes compactas não perderá as utilidades do modelo se optar por esta versão.
O motor é o mesmo 1.8 flex da versão cabine estendida, capaz de desenvolver 114 cv quando abastecido com álcool e 112 cv com gasolina, ambos a 5.500 rpm. Ele empurra a picape com vigor, o que pode ser notado com facilidade tanto no hodômetro quanto no indicador do tanque de combustível. Segundo a marca, a nova Strada acelera até 175 km/h, indo de 0 até 100 km/h em 11,8 segundos. Algo para compensar a queda no "fator diversão" na tal viagem. O consumo é de 10,6 km/l na estrada e 7,6 km/l na cidade (ambos com álcool), também segundo a Fiat.



Um comentário:

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.