quinta-feira, 18 de junho de 2009

Briga pra valer: Substitutos de Uno e Celta vem aí


Até 2014, será obrigatório todos os carros fabricados ou não em terras nacionais ter entre seus itens de série o air bag e os freios ABS. Mas alguns carros fabricados no Brasil não podem usar esses equipamentos, por seus projetos serem antigos. É o caso de GM Celta e Fiat Mille Fire; ambos não podem ter air bag ou freios ABS. Por causa disso, Fiat e GM já preparam seus sucessores.

O Chevrolet Celta é feito na base do Corsa feito desde 1994. Foi projetado desde 1998 para ser um Corsa mais popular. Sistemas que suportam air bags que o Corsa hatch tinha foram abolidos no projeto do Celta, com o intuito de baratear o projeto e ser competitivo diante do Uno Mille. Em 2000 o Celta foi lançado e o que aconteceu: mesmo com alguns cortes nos equipamentos o carro ficou mais caro que o Mille. Mesmo assim, ele se tornou o carro de entrada da marca. O modelo ganhou um face-lift em 2006, e não apresenta sinais de cansaço (ainda). Mas o modelo ganhará uma (re) reestilização no ano que vem, para se manter atualizado diante a chegada no novo Uno.
O modelo contará com mudanças simples. O intuito da GM é baratear o modelo anda mais. O que prova isso é a adoção de parábolas mais simples que a atual. A frente ganha uma nova grade e um para-choque quase que sem inspiração. Atrás, as lanternas continuam como estão, só muda a distribuição das luzes. A placa de licensa, que na geração atual fica no para-choque, na reestilização ela volta para o para-choque. Aliás, as mudanças na traseira deixarão parecido com o Celta lançado em 2000. No interior, as mudanças serão mínimas. O desenvolvimento do face-lift do Celta está ocorrendo nos campos virtuais. A partir de setembro começam a circular os primeiros protótipos. Essa reestilização também vai acontecer no Prisma, e essas mudanças só aparecerão no salão de São Paulo. Essa reestilzação é só para dar mais um ânimo ao modelo. Entre 2013 e 2014 um compacto inédito irá suceder o modelo. Ainda não se tem muitas informações a respeito, mas o projeto corre junto com a reestilização do modelo atual. Assim como o projeto do novo Uno, o modelo terá peças em comum à um novo compacto de origem coreana (mas não da Daewoo, e sim da Chevrolet), provavelmente peças em comum ao novo Spark, mas haverá diferenças tanto estéticas como mecanicas. O design já está sendo estudado, como mostra o sketch reproduzido no alto desta reportagem. Esse não é um esboço vindo da GM, mas é um sketch que formula as informações conseguidas do projeto. Note que o desenho segue quase o mesmo perfil do Spark. O sedã que substituirá o Prisma está sendo cogitado, e será um modelo "global", podendo dar origem até à um sedã do Spark. O substituto do Celta dará origem à um terceiro membro, ainda desconhecido.O Fiat Mille Fire não ganhá uma outra reestilição, e sim um substituto. O modelo é praticamente o mesmo desde sua primeira geração. No ano que vem ele ganha um modelo completamente novo. Ele será o substituto do Panda europeu, porém, será mais equipado. Mas o modelo atual continua em fabricação até 2014. O modelo já está em fase adiantada de testes, e virá somente na configuração quatro portas. Um modelo de duas portas virá depois. Por enquanto, não estão previstas outras configurações de carroceria, a não ser uma picape compacta, que dará origem ao Fiorino Furgão. O Fiorino atual continua em fabricação.


E como fica a Kombi?

A Volkswagen Kombi é uma van com projeto (bem) mais antigo que o Mille. Aliás, ela praticamente inaugurou a Volks no Brasil, junto com o Fusca. Se a montadora não arranjar um substituto até 2014, a cinquentona sairá de fabricação.

Um comentário:

  1. Celta poderia ter airbag sim !
    Já q o primeiro Corsa tinha !
    Seriam necessários modificações no painel apenas.

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