segunda-feira, 27 de abril de 2009

GM brasileira poderá ser a matriz mundial do grupo

Com a possível falência da GM na Europa, a Chevrolet européia deixaria de ser a matriz mundial. Mas qual país onde a Chevrolet atua que poderia suprir esse lugar e se tornar a matriz mundial?
Olhando para os países onde a GM tem atuação, os países mais prováveis são Brasil e China, por ter melhor aceitação de seus veículos (embora nos outros países ela também tenha uma boa venda). Mas (puxando a sardinha para o nosso lado...) a GM deverá optar pela filial brasileira. Os veículos Chevrolet no Brasil tem mais aceitação no mercado do que as outras marcas (sem puxa-saquismo, tá) e o que a GM vende de veículos na Europa aqui vende bem mais.
Com a possível matriz brasileira, possívelmente os carros daqui baixariam de preço (porque todo o investimento que a GM conseguir no mundo virá para cá e também porque os carros de lá são mais baratos do que os mesmos veículos vendidos em outros países), e assim teríamos quase todos os carros que a GM tem na Europa (incluindo Corvette e excluindo os grandes e beberrões SUV's) e possívelmente novas fábricas para fabricar esses veículos. Assim, a filial brasileira poderia se tornar a principal exportadora de produtos para outros mercados.
Mas, claro, isso são apenas suposições de mercado que estamos fazendo, para uma possível falencia da matriz americana/européia. E, não, não estamos sonhando. É o que provavelmente aconteceria com a GM. Ah, e exclarecendo, se a GM falir, não afetará os outros mercados, até porque o máximo que pode acontecer é a GM européia arrumar as malas e ir embora da Europa.

2 comentários:

  1. O problema já foi resolvido. A GM ficou com duas sedes. Na China a GM ficará responsável pela gerencia em países do leste europeu, Europa Ocidental, AL e Oriente Médio além da Asia.
    Nos EUA a GM terá uma sede dedicada apenas para os EUA e Canadá.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.