Fonte: Uol CarrosCom melhorias mecânicas e motor maior, modelos S, R e GT chegam este mês ao Brasil
Na parte mecânica a principal mudança da série K foi o motor maior. De 1.157 cm³ saltou para 1.293 cm³. Para tanto, o diâmetro e o curso dos pistões foram alterados, saindo de 59 x 79 mm para 64 x 80 mm, melhorando o funcionamento do motor em baixos e médios giros. O propulsor posicionado a 55 graus em relação ao chão parece estar deitado, o que contribui para a centralização das massas e para redução do centro de gravidade, tornando a série K ainda melhor em curvas, ao menos na teoria.
O sistema ESA, que regula a suspensão por meio de um botão no punho esquerdo, e melhoras no sistema de escape contribuíram para aumentar a potência e o torque do novo motor tetracilíndrico da marca bávara. A "sopa de letras" da BMW continua com o ASP (controle de tração) e o TPC, que monitora a pressão dos pneus da motocicleta, ambos opcionais no exterior. Um dos cartões de visita da BMW, o sistema Duolever evita o mergulho da dianteira em frenagens e continua presente nos três modelos, assim como a tradicional transmissão por eixo-cardã, reduzindo a manutenção. K 1300 SA sport touring está ainda mais potente. Com os mesmos 175 cavalos a 9.250 rpm da versão R, a K 1300 S só fica atrás da nova superbike S 1000 RR, a BMW mais potente já fabricada. Visualmente, a esportiva teve mudanças sutis na lateral da carenagem. Novas cores, grafismos, escape redesenhado com catalisador de três vias para atender às normas europeias de emissão de poluentes. O destaque fica para o câmbio eletroassistido, permitindo a troca de marchas sem "fechar" o acelerador ou acionar a embreagem. O item é opcional para as versões S e R.K 1300 RA motocicleta naked mais potente já construída pela BMW está ainda melhor que a antecessora de 1200 cm³. Na estética, mudanças nas aletas do tanque de combustível, o escapamento está menor -- com os mesmos três catalisadores da "irmã" S -- e o desenho das rodas foram alterados. Mas, num olhar rápido, as mudanças são quase imperceptíveis.Já o aumento de potência foi de 10 cv (agora são 173 cv a 9.250 rpm), e o torque também subiu para 14,2 kgfm a 8.250 rpm, o que torna a pilotagem da naked BMW ainda mais prazerosa. K 1300 GTA representante touring da série K teve as suspensões, originárias da esportiva S, recalibradas para a proposta "turística" da motocicleta. O propulsor tetracilíndrico de 1293 cm³ da GT não tem tanta potência como nas outras versões, porém foi retrabalhado para oferecer mais de 80% do torque máximo a partir dos 3.500 giros. A cifra de potência cresceu 8 cavalos, chegando aos 160 cv a 9.000 rpm. O torque foi de 13,2 para 13,7 kgfm a 8.000 rpm.Como em uma touring a palavra de ordem é conforto, a K 1300 GT oferece opcionalmente piloto automático, guidão regulável em altura, ajuste elétrico do para-brisa e aquecedor de manoplas e banco, este último com comando individual para o banco do piloto e garupa.NO BRASILComo é costume da marca, as novidades europeias desembarcam no Brasil após um curto período de tempo após seu lançamento mundial. A previsão é de que até o final de março, início de abril, as motocicletas estejam à venda nas concessionárias da BMW. Até o fechamento da reportagem não foram informados os preços dos três modelos e nem quais versões com opcionais serão oferecidos.
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