sábado, 4 de outubro de 2008

Pq 24 e Pq 25: qual dessas plataformas equipa o novo Gol?

"Novo Volkswagen Gol. Lindo como nunca. Gol como sempre". É esse o slogan do novo Volks. Um carro, digamos, totalmente novo. Carroceria e chassi novos, nada vem do Gol G4 (apenas o volante veio em algumas versões). O chassi, a Pq 24, veio do Polo e...Ops! Polo!? Muitos falam que ele nasceu na base do Polo, protótipos do Gol foram flagrados embalados em "mula" do Fox (o compacto mais alto da categoria é feito na base do Polo também) e Polo sedã foi flagrado sendo a mula da nova Saveiro (ou do Voyage,ainda não foi exclarecido). A partir desses flagras muitos concluíram que o novo hatch seria feito na base do Polo. Aí o Gol GIV é lançado, e uma editora de revista automobilística, a Motor Show diz que o novo veículo veio com uma plataforma nova, diferente daque equipa o Polo e o Fox. E é a mesma plataforma que equipa o moderno Seat Ibiza. Que confusão! Aqui vamos exclarecer esse assunto. No início do projeto da nova geração do Gol, o que era mais provável era que usasse base e equipamentos do seu irmão maior, o Polo. Mas os anos foram se passando (seu projeto começou há quase cinco anos atrás) aí surgiu o projeto da nova geração do Ibiza. O fruto mais provável que iria nascer a partir dessa nova base seria, naturalmente, a próxima geração do Polo, pois os dois compartilham componentes.

A nova geração do Polo está sendo desenvolvida na Alemanha, mas não foi o próximo fruto VW feito da base do Ibiza. A VW optou por usar os componentes mecânicos do Seat na nova geração do Gol.

Essa nova plataforma é mais moderna que a do atual Polo. No Gol, veio a base Pq 24 e alguns componentes mecânicos. Claro que alguns componentes da base do Ibiza foram retirados para não encarecer demais o projeto do Gol. E assim nasceu o novo Gol. Um carro quase que totalmente novo, com plataforma relativamente diferente da que equipa o Polo e o Fox.

As próximas gerações do Fox e do Polo também serão feitas nessa plataforma. A nova geração do Polo está sendo desenvolvida na Alemanha, e do Fox, no Brasil. O primeiro poderá chegar aqui provavelmente em 2010. O segundo, um ano depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.