quinta-feira, 22 de julho de 2010

Projeto de lei obrigaria todos os semáforos a terem temporizadores


É de autoria do deputado Luis Carlos Manato (PDT-ES) um projeto de lei que tornaria obrigatório a instalação de temporizadores em todos os semáforos, mostrando quanto tempo o sinal ainda estaria verde. Mas o assunto ainda pode gerar muita polêmica.

De um lado, estão aqueles que acham boa essa idéia, argumentando que isso poderia diminuir os acidentes.

- Acreditamos que a informação do tempo que lhe resta para ultrapassagem possa auxiliar na redução de acidentes, como engavetamentos. O condutor opta por frear, não raro, bruscamente. Esse ato pode causar colisões - comentou o deputado autor do projeto.

Do outro lado, estão aqueles que pensam que isso só aumentaria as chances de condutores aumentarem a velocidade, para aproveitar o sinal aberto. É isso o que disse José Mario de Andrade, especialista em transito e diretor de Negócios Internacionais da Perkons S.A:

- A instalação de um relógio regressivo pode contribuir para um comportamento oposto ao que visa a medida: o condutor pode aproveitar o pouco tempo do semáforo para ultrapassar o cruzamento. Além disso, a informação adicional tira a atenção do motorista para o cenário a sua volta - disse o especialista.

Polêmicas à parte, o projeto ainda está sob análise da subcomissão especial da Câmara dos Deputados responsável por analisar projetos que alteram o Código de Trânsito Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.