segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mustang faz 45 anos

A Ford iniciou na última semana as comemorações pelos 45 anos do Mustang. O pony-car foi apresentado ao público em 17 de abril de 1964 e rapidamente se tornou um sucesso de vendas nos Estados Unidos.
Disponível nas carrocerias conversível e cupê, o Mustang causou grande frisson. Em seu primeiro dia de vendas, a marca recebeu 22 mil encomendas. No final de 1964, o modelo venderia 126 mil exemplares, sendo 98 mil deles na carroceria cupê e 28 mil na configuração sem teto.
O carro era oferecido nas motorizações 2.8, 3.3, 4.3 V8 e outras três opções do 4.8 preparadas pela Ford, podendo chegar a até 271 cv. O câmbio que equipava o esportivo era um manual de três marchas, sendo que o topo-de-linha usava uma transmissão de quatro velocidades. Uma caixa automática de três marchas também era oferecida como opcional.
O sucesso aumentaria ainda mais em 1964, quando a marca apresentou a famosa carroceria fastback. O pacote GT incorporava acessórios mais esportivos e freios mais potentes, mas a esportividade do modelo ficaria registrada após passar pelas mãos do preparador Caroll Shelby, responsável pelos míticos GT 350 e, mais tarde, pelo GT 500. Produzido em série limitada, o pony-car era equipado com o mesmo motor do Cobra, mas retrabalhado para gerar “apenas” 335 cv.
Entretanto, suas reestilizações nas décadas seguintes descaracterizaram o modelo. Em 1974, a chegada do Mustang II, com desenho mais tradicional e motores fracos, decepcionou os fãs. Nos anos 80 e 90, a Ford tentou recuperar o prestígio perdido, investindo em linhas mais agressivas e modernas.
Mas a redenção só viria em 2005, quando a montadora buscou inspiração no passado ao lançar a quinta geração. Com motores 4.0 V6 e 4.6 V8, o Mustang voltou a ser referência entre os esportivos.
No final de 2008, o carro passou por leves retoques de estilo, para ganhar fôlego e reviver a clássica briga com os também novos Chevrolet Camaro e Dodge Challenger. Tudo para preservar uma história de sucesso que já dura 45 anos.

Fonte: Quatro Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.