domingo, 11 de janeiro de 2009

Dicas de usados: Fiat Brava

nossa dica dica de usado do mês é o Fiat Bravo, descontinuado de fabricação há seis anos
O Fiat Bravo, que deu origem ao nosso finado Marea, é uma boa opção para quem quer ter um bom usado na garagem. Lançado em setembro de 1999, teve apenas duas versões - SX e ELX - teve pouco tempo de mercado (no brasil). Foi descontinuado em 2003. A versão SX vinha com direção hidráulica, regulagem de altura do volante, ajuste elétrico dos faróis e limpador traseiro. A ELX incluía ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, toca-fitas e imobilizador. O motor era o mesmo 1.6 16V do Palio de 1996, mas com 7 cavalos a menos (99 cavalos) - para enquadrar o Brava numa faixa menor do IPI. Em 2000, surgiu o esportivo HGT, com rodas de liga leve, acabamento exclusivo, mais itens de série e motor 1.8 16V de 132 cavalos. Em 2001, trocou-se o 1.6 16V nacional por outro italiano, o Corsa Lunga ("curso longo", em referência aos pistões), com 106 cavalos.
Seu maior defeito é o preço de peças. Assim, prepare-se: um jogo de juntas do motor italiano custa 718 reais e o do nacional fica em 499. Outro cuidado é com a correia dentada, que quando quebra ou salta da polia causa grandes estragos. Foi o que ocorreu com 15 dos 59 donos ouvidos para esta reportagem, que gastaram de 1900 a 2300 reais no conserto. Há a recomendação para trocar a correia a cada 60000 quilômetros, o que nem todos os donos cumprem à risca. Mas não são raros casos de quebra antes dessa quilometragem. Na dúvida, o melhor é trocar a correia ao comprar um usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.