terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O que vem por aí: As novidades para 2009 - parte I

Antes de fechar o ano, veja o que as quatro "maiores" montadoras brasileiras tem a oferecer para nós até Dezembro de 2009, começando pela Chevrolet.


CHEVROLET: A montadora americana tem muito a nos oferecer até o final do ano que vem. Vai desde os compactos até os médios - grandes. não temos datas definitivas, mas é certo que os carros citados aqui virão antes de completar 2009.

CELTA: O carrinho compacto da GM poderá seguir os passos do Vectra. Para o segundo semestre, estão previstos mudanças na grade dianteira e pára - choque. Na traseira, poderá mudar as lanternas e a tampa do porta - malas. No interior, apenas novos tecidos e um tapa no painel de instrumentos. Essa atualização de estilo embalará o esperto motor 1.4 Econo.Flex do sedã Prisma. Reestilização completa, só para 2012 ou 2013.

CLASSIC: O sedã ganhará uma pincelada em seu estilo. Segundo fontes, a reestilização será feita pela filial brasileira. O estilo seguirá os passos do irmão de plataforma Prisma. Já a traseira será parecida com o Chevy C2 mexicano (mostrado por Revista Motores meses atrás). Coisa para o segundo semestre.

PRISMA: O sedã gaúcho ganhará ao mesmo tempo as modificações feitas no Celta. A traseira terá novas lanternas, com elementos mais interessantes. Mas a novidade mesmo será a vinda do propulsor 1.0 Econo.Flex. Apesar disso, ele não aposenta o Classic, que seguirá firme com a reestilização que a GM está providenciando para o sedã.

VIVA E O FUTURO DO CORSA: O compacto da chevrolet poderá sobreviver à chegada de seu sucessor por um tempo, até o novo projeto se ajustar ao mercado. Será um carro inteiramente novo. A Chevrolet quer posicionar o seu compacto no mercado dos compacto - premium, brigando com Renault Sandero e com o Citroën C3. Usará propulsores 1.4 e 1.8, os dois já retrabalhados e repotenciados. O seu estilo seguirá o padrão Chevrolet mundial (portanto, distanciando da Opel em estilo, embora o Vectra seja "contra" a isso), e o interior terá impressão de ser de um carro superior. Terá um painel digital, a lá Civic. Tomara que não seja um digital igual aos rádio - relógios mais antigos. Poderá ser uma revolução de design dos compactos. Poderá chegar no segundo semestre.

MONTANA: A picape poderá não sair de linha com a chegada de sua sucessora, que chegará só em 2010. Mas novidades para essa picape serão só a retirada do propulsor 1.8, ficando só com a 1.4, um tapa no estilo (bem de leve) e será agora mais voltada ao trabalho, deixando espaço livre para sua sucessora atuar.

ASTRA: O sedã e o hatch médio sairá de linha? Claro que não! Mais que isso: um
substituto está a caminho. Mas isso é coisa para a virada da década.

ZAFIRA: O monovolume da marca americana terá mais uma atualização no ano que vem. Seu substituto chega só em 2010.

VECTRA: O nosso Vectra passará por sua primeira atualização estilística. Essa mudança é só para deixar o sedã (e o hatch GT e GT-X) com a aparência do Astra europeu. Também passará a incorporar a gravata dourada sem o arco. As mudanças externas serão só na dianteira. Na traseira, muda só o logotipo da GM. O interior irá seguir os passos do irmão Astra europeu, e o GPS passará a ser disponível também para o sedã (atualmente, é só oferecido para o GT e GT-X). Mudança positiva mesmo será uma revigorada nos atuais propulsores 2.0 e 2.4 flexíveis. Eles terão mudanças significativas para atender as novas leis ambientais e para deixar de ser beberrão. Também poderão ser chamados Econo.Flex. Essas mudanças serão empregadas à linha Vectra já no primeiro semestre, como linha 2010. Depois, em 2012, virá seu substituto. Muitos apostam no Cruze. Vamos ver.

VECTRA CARAVAN: A perua do Astra europeu poderá ser a versão Station Wagon do Vectra por aqui. Chega com a motorizações 2.0 e 2.4, talvez já com a denominação Econo.Flex. E será o penúltimo membro da família vectra a ser lançado no país. Mais tarde, vem o...

GRAND ZAFIRA: Esse monovolume nada mais é que a Zafira européia. poderá chegar no final de 2009, mas qualquer atraso poderá apenas no próximo ano. Ainda não está confirmado seu nome para o Brasil, mas será algo como Grand Zafira ou Vectra Zafira, como acontece com Gran Scénic e C4 Picasso.

MALIBU: O sedã grande da Chevrolet poderá vir no final do ano. Não é garantido (pode vir antes ou depois) vir nessa data, mas está garantido que ele desembarcará no Brasil. Ele quer ocupar o lugar do Vectra nas suas versões mais caras para brigar com o Fusion, com o Jetta e o Accord. Seu preço estará cotado em torno dos R$ 90 mil, dependendo do nível de equipamentos que virá junto com o modelo.


Cruze: Poderá vir ao Brasil, mas só na virada da década.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.