terça-feira, 15 de julho de 2008

Lançamento: Fiat Palio Adventure Locker

Ao som de “Everythings gonna be alright”, de Bob Marley, o comercial de televisão apresentará o novo Palio Adventure Locker, o destaque da família Weekend. A música passa uma mensagem do tipo “não se preocupe, tudo vai dar certo, seja feliz”. Ela faz referência ao inovador sistema Locker, que bloqueia o diferencial do carro, tirando-o do buraco, literalmente. Segundo a Fiat, esse é o primeiro automóvel 4x2 no mundo equipado com o item de série.Trata-se de um sistema de bloqueio eletromecânico desenvolvido em parceria com a Eaton. Ele anula o funcionamento do diferencial, fazendo com que o torque seja enviado aos dois semi-eixos de forma igual em caso de perda de tração. É acionado por meio de um botão ao lado esquerdo do painel, com a sigla ELD (Eletronic Locker Differencial). Só pode ser ligado com o carro parado.

Depois de dar sinais com luzes espia no painel, o sistema desliga automaticamente a 20 km/h. Na prática, ele funciona em situações extremas, as quais os proprietários do Palio Adventure dificilmente passarão.Em uma estratégia de marketing, a montadora decidiu manter o preço da versão anterior, que custava R$ 53 850 e contava com o mesmo motor 1.8 l flex, de 114 cv e 18,5 kgfm de torque, do novo carro. “A versão Adventure é a ‘menina dos olhos’ da Fiat, ela sempre foi e sempre será revolucionária”, explica o diretor de produto e exportação, Carlos Eugênio Dutra. O desenho do carro é bem agressivo, a começar pela dianteira, que tem o mesmo conjunto óptico do Siena e bullbar, em vez do antigo quebra-mato. Os pára-lamas têm linhas mais retas, diferentemente das versões anteriores. Eles combinam com as novas barras no teto, idênticas as utilizadas pelo Idea Adventure.
As rodas são de 15”, calçadas com pneus de uso misto de medidas 205/70. Graças a eles, a suspensão teve de ser elevada em mais 12 mm. Outros 8 mm foram ganhos com a nova suspensão Power Shock, que foi desenvolvida pela Cofap. O carro está notadamente mais alto e mais gostoso de guiar, já que a inclinação nas curvas ficou menor comparada à do seu antecessor. A Fiat acredita ter criado um novo segmento com o Adventure Locker, chamado de SUV light, com o intuito de manter os proprietários de modelos antigos e até ir mais longe, ganhando clientes de carros como Hyundai Tucson ou Kia Sportage. Para isso, o interior também precisou ser mais requintado e está muito parecido com o do Idea Adventure, contando inclusive com bússola e inclinômetros.Além dele, a linha contará com o estreante Trekking, que deve “morder” cerca de 30% das vendas do modelo — ainda tem 50% do Adventure e outros 20% do ELX.
O veículo tem apelo fora-de-estrada, com destaque para a moldura plástica nos pára-lamas. Com preço inicial de R$ 41 920, ele contará apenas com o motor 1.4 l flex, de 86 cv e 12,5 kgfm de torque. O kit Attractive custa R$ 4 880 e conta com ar-condicionado, travas e vidros elétricos, rodas de liga leve e barras longitudinais no teto.A versão de entrada continua sendo a ELX, apenas com o motor 1.4 l flex, que custará R$ 39 920. Ela virá equipada de fábrica com direção hidráulica, volante com regulagem de altura, computador de bordo, entre outros acessórios. Ainda terá disponível rodas de liga leve de 14” com pneus 175/70, ar-condicionado e mais uma série de acessórios. Assim como a Trekking e a Adventure Locker, a ELX conta com um porta-malas de 460 litros.A reportagem do Carro Online testou as três versões em Ipojuca, PE, na região de Porto de Galinhas. O modelo 1.4 l chega a ser um pouco lento, como no Punto, principalmente em situações de ultrapassagem, porém, nada que comprometa um bom uso na cidade. Já a versão Adventure Locker, com motor 1.8 l de 114 cv com álcool, agrada e muito! É ágil e confortável de ser guiado tanto no asfalto como fora dele.Os 20 mm ganhos em altura também ajudam na hora de enfrentar pedras e buracos e o novo sistema de freio, com discos de 287 mm na frente e 257 mm atrás, “trava” bem o SUV light. Pelo visto, os 800 000 km rodados em fases de teste e os R$ 200 milhões investidos pela Fiat fizeram bem ao novo Palio Weekend. Agora, os engenheiros da montadora podem entrar no clima de “Everythings gonna be alright”, pois o sucesso do Adventure Locker deve ser questão de tempo.

Um comentário:

  1. Essa aí é mais uma plásticoAdventure msn...

    O Fiat acorda! Isso naum é jipe!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Seu comentário é muito útil e importante para que esse blog seja atualizado. Porém existe algumas coisas que devem ser bem claras para os comentários:

-Não use palavras de baixo calão (se possível, abrevie-as)
-Os comentários são moderados, portanto seja educado com os comentários.
-Comentários com perguntas serão respondidas nos comentários no blog.
-Não são permititidos comentários anônimos.